A Nit de l’Eficiència 2026 realizou-se no passado dia 17 de junho, no Teatre Nacional de Catalunya, o grande encontro anual organizado pelo Clúster de l’Energia Eficient de Catalunya (CEEC), que reuniu mais de 750 profissionais, empresas, administrações públicas e entidades comprometidas com o futuro energético da Catalunha.
A Impulso Solar teve a honra de participar, mais uma vez, como empresa patrocinadora deste evento de referência para o setor energético catalão, uma jornada que voltou a demonstrar a importância da colaboração entre empresas, instituições e centros de conhecimento para acelerar a transição energética.

O apoio de empresas e entidades à Nit de l’Eficiència 2026, um espaço incontornável na transição energética da Catalunha.
A Nit de l’Eficiència 2026, um ponto de encontro para o setor energético
A gala, apresentada pelo ator e humorista Pep Plaza, contou com uma ampla representação institucional liderada por Josep Rull, presidente do Parlament da Catalunha; Sílvia Paneque, conselheira de Território, Habitação e Transição Ecológica; e Jordi Garcia Brustenga, secretário de Estado da Indústria.
Participaram igualmente Laia Bonet, primeira vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelona; Marc Serra Solé, presidente delegado da Área de Ação Climática e Transição Energética da Diputació de Barcelona; Marta Morera, diretora-geral de Energia da Generalitat da Catalunha; e Anna Camp, diretora do ICAEN.
As diferentes intervenções coincidiram em destacar o papel estratégico da energia como motor de competitividade, inovação e desenvolvimento económico, bem como a necessidade de continuar a impulsionar medidas que permitam avançar para um modelo energético mais sustentável, eficiente e resiliente.
Reconhecendo o talento e a inovação do setor
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a entrega dos reconhecimentos a profissionais, entidades e projetos que estão a contribuir ativamente para a transformação do setor energético.

O ICAEN foi distinguido com o Prémio Entidade Colaboradora, recebido pela sua diretora, Anna Camp.
Os Prémios EmErgEnt distinguiram a OptuGrid (CITCEA-UPC) na categoria Llavor e a eRoots Analytics na categoria Producte, valorizando propostas inovadoras com potencial para impulsionar a eficiência energética e a digitalização do setor.
Além disso, o CEEC reconheceu o percurso e a contribuição de várias organizações e profissionais:
- Prémio Comunicação para Ramón Roca, diretor do El Periódico de la Energía.
- Prémio para a Melhor Iniciativa Empresarial para a LC Paper, recebido por Pau Vila.
- Prémio para a Melhor Iniciativa Solidária para a Enginyeria Sense Fronteres, representada por Mireia Navaz.
- Prémio Carreira Profissional para Joan Ramon Morante e o IREC.
- Prémio Entidade Colaboradora para o ICAEN, recebido pela sua diretora, Anna Camp.
Estes reconhecimentos refletem a diversidade de atores que estão a impulsionar a transição energética em áreas tão distintas como a inovação tecnológica, a indústria, a comunicação especializada, a investigação e a ação social.
Um compromisso partilhado com a transição energética
A Nit de l’Eficiència 2026 coincidiu também com a celebração do 18.º aniversário do CEEC, uma entidade que, ao longo de quase duas décadas, tem trabalhado para promover a colaboração, a inovação e o desenvolvimento de um ecossistema energético cada vez mais sólido na Catalunha.
Da parte da Impulso Solar, queremos felicitar todas as pessoas e organizações distinguidas nesta edição e agradecer ao CEEC a organização de mais uma jornada de referência para o setor, como é a Nit de l’Eficiència.
Continuaremos a trabalhar para promover soluções energéticas sustentáveis que contribuam para a descarbonização, a competitividade empresarial e a construção de um futuro energético mais eficiente para empresas, territórios e comunidades.

A equipa da Impulso Solar também esteve presente nesta jornada, que reuniu mais de 750 profissionais, empresas, administrações públicas e entidades comprometidas com o futuro energético da Catalunha.
A Nit de l’Eficiència nos meios de comunicação
A Nit de l’Eficiència 2026 contou ainda com uma ampla cobertura mediática, reforçando a visibilidade das principais mensagens transmitidas durante o evento e do compromisso do setor com a transição energética.
- ARA: O CEEC reivindica o papel fundamental do setor energético no seu grande encontro anual.
- betevé: A Nit de l’Eficiència apela à aceleração da transição energética: “Não estamos a avançar ao ritmo de que necessitamos”.
- betevé: A Nit de l’Eficiència distingue o compromisso com a transição energética e a descarbonização.
